Trabalhar em grupo pode ser para muitos uma tarefa complicada, porém é essencial desenvolver essa capacidade.
Em vários momentos de nossas vidas nos deparamos com situações onde iremos ter que desenvolver algum projeto em grupo, escola, faculdade ou trabalho são os lugares mais comuns para isso.
Quem nunca se estressou em um trabalho em grupo? Sempre tem o mandão, o encostado, o tímido, o impaciente entre outros perfis né.
Eu mesmo sou do tipo que gostar de participar, porém não fico batendo cabeça com que não sabe ouvir os outros.
Já tive experiências bem ruins em relação há trabalhos em grupo, e uma coisa aprendi, temos que saber separar os problemas pessoais do trabalho, logo que ninguém tem bola de cristal para saber o que você sente ou o que passa em sua vida.
"Trabalhar em equipe não significa que todos tenham que fazer tudo mas sim ter a consciência do todo e do papel de cada um neste todo". - Daniel Godri Junior.
Então para que ocorra tudo bem no seu trabalho em grupo separei 9 dicas:
1. SEJA PACIENTE – Nem sempre é fácil conciliar opiniões diferentes, afinal “cada cabeça, uma sentença”. Por isso é importante que você seja paciente e pense antes de falar. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e ouça o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os colegas, mesmo que não esteja de acordo com as opiniões deles.
2. ACEITE AS IDÉIAS DOS OUTROS – Muitas vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho é o objetivo comum que a equipe pretende alcançar.
3. SAIBA DIVIDIR – Ao trabalhar em grupo, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio de que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Se isso fosse verdade, o trabalho não seria “em equipe”, seria individual. Partilhar responsabilidades e informação é fundamental para o sucesso da equipe.
4. TRABALHE – Não é por trabalhar em equipe que você deve relaxar nas suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente. Colabore com a sua parte e verá o resultado no final.
5. SEJA PARTICIPATIVO E SOLIDÁRIO – Procure dar o melhor de si e ajude os seus colegas sempre que necessário. Da mesma forma, você não deverá se sentir constrangido quando também precisar de auxílio, peça mesmo.
6. DIALOGUE – Quando você se sentir desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido dada, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução que agrade a todos e não sobrecarregue ninguém. A comunicação é fundamental
7. PLANEJE – Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que alguns se distraiam ou se dispersem; por isso o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho de equipe dê resultados positivos. Antes de iniciar um novo dia de trabalho decidam o que deverá ser feito durante aquele expediente. Ter claro para si e para toda a equipe o que cada um tem a fazer, torna o dia de trabalho mais motivador e produtivo.
8. ACEITE A IDÉIA DO ERRO – Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas e a equipe é muito unida, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões diferentes. É importante que a equipe ouça opiniões e que aceite a idéia de que pode errar. Afinal, errar é humano.
9. APROVEITE – Afinal o trabalho em equipe acaba sendo uma boa oportunidade de conviver mais de perto com os seus colegas, conhecê-los melhor e também de aprender com eles.
2. ACEITE AS IDÉIAS DOS OUTROS – Muitas vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho é o objetivo comum que a equipe pretende alcançar.
3. SAIBA DIVIDIR – Ao trabalhar em grupo, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio de que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Se isso fosse verdade, o trabalho não seria “em equipe”, seria individual. Partilhar responsabilidades e informação é fundamental para o sucesso da equipe.
4. TRABALHE – Não é por trabalhar em equipe que você deve relaxar nas suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente. Colabore com a sua parte e verá o resultado no final.
5. SEJA PARTICIPATIVO E SOLIDÁRIO – Procure dar o melhor de si e ajude os seus colegas sempre que necessário. Da mesma forma, você não deverá se sentir constrangido quando também precisar de auxílio, peça mesmo.
6. DIALOGUE – Quando você se sentir desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido dada, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução que agrade a todos e não sobrecarregue ninguém. A comunicação é fundamental
7. PLANEJE – Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que alguns se distraiam ou se dispersem; por isso o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho de equipe dê resultados positivos. Antes de iniciar um novo dia de trabalho decidam o que deverá ser feito durante aquele expediente. Ter claro para si e para toda a equipe o que cada um tem a fazer, torna o dia de trabalho mais motivador e produtivo.
8. ACEITE A IDÉIA DO ERRO – Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas e a equipe é muito unida, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões diferentes. É importante que a equipe ouça opiniões e que aceite a idéia de que pode errar. Afinal, errar é humano.
9. APROVEITE – Afinal o trabalho em equipe acaba sendo uma boa oportunidade de conviver mais de perto com os seus colegas, conhecê-los melhor e também de aprender com eles.
“Seja a mudança que você quer ver no mundo” – Gandhi.
Dicas de Celso Frederico Lago
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