Corredor Verde no Minhocão


Quem nunca ouviu falar no Minhocão? Bom ele passou por transformações ao longo do tempo, mexeu com muitos corações e se tornou pauta de discussões urbanísticas e arquitetônicas, há quem o queira como um meio de locomoção viária, e há os que querem muito além disso.


O Minhocão
Construído em 1970 pelo então prefeito Paulo Maluf, o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, começa no bairro de Perdizes, na Zona Oeste da cidade, e chega até a Praça Roosevelt, no centro. Com 3,4 quilômetros de extensão, faz parte da ligação leste-oeste e passa por cima da Rua Amaral Gurgel e da Avenida São João.
A pista fecha para carros todas noites (das 21h30 às 6h30) e aos domingos, quando vira uma extensa área de lazer e recebe adultos e crianças que gostam de usar a área para correr e andar de bicicleta.- Veja SP



Desde 2013 o Movimento 90° se dedica ao projeto de revitalização do Minhocão, assim que concluído será primeiro corredor verde do Mundo!

Neste domingo (11/09/2016), foi a inauguração desse grande projeto, até o final deste ano pretende-se a realização de 6 grandes jardins verticais, nas paredes cegas (paredes cegas são as laterais das edificações sem abertura)  dos grandes edifícios da região.


Cada Jardim é feito por um artista plástico diferente - "A instalação dialoga com a memória visual do centro da cidade e propõe uma contemplação da natureza no centro caótico”, explica a artista plástica Renata Debonis.





A instalação do corredor verde vai trará inúmeros benefícios a região, além de um aspecto visualmente muito mais agradável, ele promete melhorar a qualidade do ar, diminuir a poluição, reduzir o calor da cidade e ainda reduzir a propagação do barulho urbano! Ou seja uma revitalização completa.

O objetivo do projeto é plantar 8.000m2 de jardins verticais.








Para saber mais sobre acesse http://movimento90.com/corredor-verde

Beijos! 

Sustentabilidade e Ecodesign

Olá!!

No meu primeiro post aqui no blog quero falar de um assunto, que tem me rendido muito papo nos últimos dias, que é Sustentabilidade e Ecodesign. Mas espera aí, o que é sustentabilidade afinal?
No dicionário encontrei a seguinte definição: “É um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.”
Já eu defino como um jeito melhor para se viver, pensando no hoje e mais ainda no amanhã.

Trouxe então alguns exemplos das diversas vertentes que existem nos meios sustentáveis e no Ecodesign:

A moderação da matéria - O material único

As vantagem da utilização de um único material são muitas, uma delas é simplificar não só o processo de produção como também o da reciclagem no fim da vida do objeto.

Uma empresa criativa da Califórnia, chamada Reduce. Reuse. Grow, desenvolveu  o primeiro copo de café sustentável, que não só é biodegradável como também tem sementes em sua composição, assim você pode plantá-lo após o uso.
Invenção do pesquisador Narayana Peesapaty. Essa colher é feita do sorgo, um alimento que muitos, assim como eu, nunca havia ouvido falar, mas é rico em fibras, proteínas e cálcio.



Tecno/ecologicamente

É tornar algo sustentável ou ecológico por meio de tecnologias.

Feita de concreto polido, a pia possui um canal que aproveita a água utilizada na lavagem das mãos para molhar uma planta. Criado pelo jovem designer Jean-Michel Montreal Gauvreau.

Tio é o nome do interruptor em forma de fantasma que avisa, através de sutis luzes, há quanto tempo a lâmpada está acesa. Com o auxílio visual e tátil, espera-se que as crianças comecem a tomar consciência do desperdício de energia logo cedo, e de uma maneira divertida.

Otimização de espaço (Redução dimensional)

Tornar compacto, reduzir, limitar os consumos durante o transporte, são pontos importantes que um Designer precisa olhar quando se projeta algo novo.
O móvel Trick, projetado pela designer japonesa Sakura Adachi, é uma pequena estante quando fechado e uma mesa para refeições, com duas cadeiras, quando "desmembrado”.

Mesa retrátil como esta da Resource Furniture. Quando retraído, o móvel pode ser usado como um aparador ou mesa de trabalho - encostado à parede - e quando estendida, a peça vira uma mesa de jantar que pode acomodar até oito pessoas.

Então, aqui foram alguns poucos exemplos, certo? Espero que vocês tenham gostado.

Abraços e até o próximo post!!
Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo