Jardim Vertical

Jardins tem o poder de mudar totalmente qualquer lugar, as plantas são uma paixão para diversas pessoas, porém a falta de espaço muitas vezes acaba impedindo a criação de novos jardins.

Mas existe uma solução para esses dilema, são os jardins verticais, podem ser introduzidos em lugares com pouco espaço, geralmente eles ocupam só uma parede, e assim cantinhos sem vida de repente se tornam um pedacinho do paraíso.

Funções Benéficas das plantas: A mais importante delas é gerar oxigênio, mas também absorver o dióxido de carbono, como fazem as árvores das avenidas. As plantas são colocadas no interior dos quartos ou da sala para ajudar na purificação do ar, assim como, para absorver os gases poluidores provenientes do ambiente externo.
Além disso, as plantas são boas para minimizar os ruídos internos e externos, reter a poeira e propiciar um efeito relaxante para os que vivem na casa, caso sejam verdes (em qualquer tonalidade).
Outra função das plantas, em geral, é elevar a umidade do ambiente, evitando que nossas vias respiratórias fiquem ressecadas. São excelentes para refrescar o ambiente no verão, mediante evaporação da água e, para aquecer no inverno, emitindo calor por se tratar de um ser vivo.
As plantas podem reduzir a quantidade de bactérias e esporo de mofo do ar, devido à produção de algumas substancias específicas. E ainda, aumentam a porcentagem de íons negativos, compensando os positivos (que causam enfermidades), emitidos pelos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. - Extraído de Melhor com Saúde
Veja aqui alguns dos modelos de Jardins Verticais existentes.

1. Blocos Pré-Moldados
Esse método possui dois modelo: Bloco de concreto fundido, com jardineiras continuas e o do bloco de concreto socado, com jardineiras zigue-zague. 
“Ambos os modelos podem ser instalados rente a muros impermeabilizados ou até sem nenhum apoio, pois os blocos têm nichos para passar vigas de sustentação” explica Roberto Hess, diretor da empresa em entrevista à Revista Natureza. Veja como eles funcionam: 



2. Técnica Wall Green

Esse é vendido em Kits, e sua montagem é através de encaixe, acaba-se tornando uma estrutura com capacidade para 18 plantas. Esse sistema é muito legal, é fácil e você pode montar como quiser, na vertical, horizontal etc. A estrutura é de plástico injetado e pode ser fixada em diferentes tipos de superfícies. O vaso e o sistema de regas precisam ser adquiridos separadamente.



3. Treliças e Vasos

Para construir este jardim vertical é necessário primeiramente chumbar uma treliça metálica à parede ou muro. Depois disso é só pendurar vasos meia lua à treliça. Se o jardim for grande e alto, será preciso investir em um sistema de irrigação. Também pode ser utilizada a tela de alambrado, que já vem pronta e tratada, para utilizar este método.




4. Fibra de Coco
Este é ideal para espaços pequenos com apartamentos e pequenas varandas. Confeccionado com material natural, é legal deixar uma parte aparente, deixa um visual natural e charmoso.
A parede deve ser impermeabilizada antes de receber o painel de fibra de coco, ele pode ser parafusado na parede! 


Existem mais técnicas, como a de garrafas pet, de vasos meia lua e até a técnica com quadros, o importante é soltar a imaginação e deixar o seu jardim com a sua cara, escolha plantas tipicas do nosso país! 

E se você gosta de plantas tem um material excelente para o cultivo de orquídeas! Clique aqui 




Beijos! 
Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo