Acessibilidade Urbana

Olá,

Já parou pra pensar na questão da acessibilidade urbana? Pois bem, hoje existem normas  que tratam desse assunto, mas nem sempre foi assim, imagina só se você fosse um cadeirante ou deficiente visual, e se deparasse  com uma barreira na calçada, ou nem ter uma calçada que comporte o tamanho da sua cadeira, ou até mesmo uma calçada bem esburacada, com desníveis impossíveis de serem vencidos sem ajuda, imaginou?
Pois é, a NBR 9050 trata dessas questões, que antes de serem seguidas deixavam as cidades bem piores! É claro que nem tudo está perfeito e andando por ai encontramos várias irregularidades, porém com um conhecimento básico  de acessibilidade conseguimos perceber o que está certo  e o que está errado.
E bom, o que você pode fazer com esse conhecimento? Você pode exigir seu direito de cidadão, porque se pagamos tantos impostos precisamos no minimo conseguir andar tranquilamente nas ruas não é.
E a NBR 9050 não trata apenas de cadeirantes e deficientes, mas também de pessoas com mobilidade reduzida,  que são os idosos, mulheres gestantes, pessoas com dificuldade de se locomover por algum motivo qualquer, entre outras.
Essa inclusão é super importante para que todas as pessoas consigam ir e vir sem transtornos!

Alguns exemplos de acessibilidade:


 Sinalização Tátil de piso. 

 Dimensões corretas.
 Calçada rebaixada.

 Sinalização Visual. 

Bom esses são alguns exemplos, e quem quiser saber mais  pode dar uma olhada no arquivo da  NBR 9050 ! Lá você encontra também sobre ambientes internos. 





Nenhum comentário

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo