Outono - Mesa Ecologicamente Correta

Quando recebemos esse projeto, tínhamos em mente: fazer algo único, completamente reciclável e de fácil montagem. Fizemos então baseado nos três Rs: Reduzir, Reutilizar e Recliclar. Ideia que surgiu em 1992 e foi divulgada no 5° Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento em 1993.
O objetivo principal é colaborar para redução dos impactos causados ao meio ambiente, através da diminuição de um dos principais problemas da vida moderna: "A geração de lixo pelo consumo desenfreado". Além dos benefícios para o meio ambiente, colaboram em outros aspectos, como o econômico, contribuindo para a utilização mais racional dos recursos naturais e ajudando a diminuir gastos financeiros com matéria prima, energia e água, e, no âmbito social, proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais.
Segundo Ezio Manzini, ecodesign é a "atividade que, ligando o tecnicamente possível com o ecologicamente necessário, faz nascer novas propostas que sejam social e culturalmente aceitáveis." e assim nasceu a Outono.

Ela é composta pelos seguintes ítens:



Ela foi criada a partir de mesas que existiam e tinham em si o tampo quadrado e de cor marrom, derivado da própria cor da matéria prima. Com alguns brainstorms decidimos dar a ela uma forma orgânica que harmonizasse com a sua finalização, que são as flores plantadas em seus pés. E assim a Outono ganhou um formato de folha de árvore. Pensamos e criamos também um segundo nível em seu tampo com um espaçamento de em média 5cm, que ocupa cerca de metade de seu comprimento, para se guardar livros de poucas páginas, revistas e afins. 


As estruturas dos tampos foram feitas com camadas de papelão e papel machê. Os tons alaranjados para as cores foram escolhidos com base em folhas secas, por conta das folhas terem essa pigmentação quando deixam de receber sol diariamente, assim como a Outono, que foi pensada para um ambiente interno, não receberá. E também as flores plantadas foram escolhidas para ambientes com luz artificial.  
Seus pés foram feitos de garrafas de vidro de 1 (um) litro, escolhidas cuidadosamente com a sua boca mais larga para comportarem as flores. Contendo dentro de si pedrinhas para vasos de planta e terra fertilizada para a conservação das mesmas.
  


O suporte para o segundo nível foi feito com tubos de enrolar tecidos e coloridos de dourado para dar um ar mais gracioso para a peça e contrapor o tom rústico das demais. E já o nome foi imaginado com base na coloração do tampo, já que as folhas alaranjadas são encontradas, no outono. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo