Hoje começamos como uma categoria nova "Grandes Projetos", aqui vamos mostrar projetos que fizeram história, e que são estudados nos cursos de Arquitetura.
Iniciando o primeiro post com o Projeto A Casa da Cascata, vou descrever como aprendi na sala de aula, seguindo o mais possível as palavras do meu maravilhoso professor de História da Arte e da Arquitetura.
Endereço: 1491 Mill Run Rd, Mill Run, PA 15464, EUA
Fundação: 1939
Arquiteto: Frank Lloyd Wright
Sabe aquele projeto que te deixa até triste, de tão espetacular, então esse com certeza é um desses.
A Casa da Cascata foi projetada por Frank Lloyd Wright em 1939 em cima de uma cascata, literalmente, seu cliente Edgar Kaufmann queria uma casa com vista para a cascata, mas Frank queria explorar a natureza, e foi ai que surgiu a ideia de faze-la em cima do riacho.
Muitos duvidaram que a casa ficaria de pé, já que a base da casa seriam as rochas, naquela época a esses projetos não eram comuns e nem hoje, mas ele teve ajuda de dois engenheiros, Mendel Glickman e William Wesley Peters, a casa leva concreto armado nas suas varandas, que são uma integração com a natureza.
Wright resolveu o desenho da casa ao redor da chaminé, que foi considerado o lugar de reunião da família. A base da casa são as rochas do lugar. Algumas superam o nível inferior e aparecem junto à chaminé, trazendo, em certa medida, a cascata para dentro da residência, criando um núcleo vertical, reforçado pela torre da chaminé, o ponto mais alto da casa. Archdaily.
Todos os recintos da casa se relacionam com o entorno natural. A sala de estar, inclusive, apresenta uma escada que conduz diretamente ao riacho. As circulações dentro da casa são escuras, os corredores são estreitos, para que os habitantes tenham a sensação de fechamento, em comparação com a abertura proporcionada à medida que se aproximam aos ambientes principais. Archdaily.
A escada leva diretamente ao riacho
Beijos e até o próximo post!
Parabéns pela bela publicação.
ResponderExcluirCarlos Almeida