Aprendendo a fazer perspectiva - Parte 1

Esse post é pra você que quer aprender a fazer desenho com um ou dois pontos de fugas e tá achando que é aquele bicho de sete cabeças, pra começo de conversa: Não é!

O mau do ser humano é colocar dificuldade em tudo, com o passar dos anos aprendi uma coisa: se algo existe é  por que alguém fez, então dá pra fazer né!

Quando entrei no curso de Arquitetura não sabia nada de desenho com "regras", sempre fiz tudo livre, porém algumas disciplinas exigiram alguns tipos de perspectivas e já bate aquele desespero básico, mas graças a Deus e aos coleguinhas do curso eu consegui passar nessas disciplinas, apenas com uma base do que era desenhar de verdade.
Massss não me contento com pouco, e sei que saber desenhar é essencial na minha profissão, então corri para o SENAC e fiz o curso de perspectiva á mão livre (confesso deveria ter feito antes de entrar na facul).

O importante é que agora eu sei, mas nada sem prática adianta nada! Então vai aqui algumas dicas pra você aprender também:


  • OBSERVAÇÃO: aprenda a observar, em um desenho por observação o ideal é passar 60% do tempo observando, algumas técnicas como desenhar de olhos fechados, ou fazer um desenho de ponta cabeça estimulam o cérebro, ajudam a desenvolver o lado criativo.
Esse foi por meio de observação,  pintado com lápis de cor aquarela, em papel vegetal, e alguns detalhes com caneta magic color. 
  • DISCIPLINA: Faça e refaça sempre, desenhar bem não é algo que vem da noite para o dia, quanto mais você praticar melhor fica.
  • O CUBO: Entender como o cubo funciona é meio caminho andando para desenhar em perspectiva, se você pesquisar vai encontrar muitos exercícios com o cubo por ai, ele é a base de tudo, há quem consiga fazer qualquer desenho a partir dele. 
  • DESENHOS PRONTOS: Copiar não é algo ruim! Observar desenhos prontos e copiar ajuda seu cérebro a entender a técnica, além do que você pode aperfeiçoar do seu jeito. 
  • O MATERIAL: Ah sim, eles são muito importantes, difícil voltar a desenhar com a caneta bic depois que você usa uma nanquim... (você vai entender).  Lápis HB 02, 04 , 06, 09 são a base, tem quem prefira a partir para lapiseiras, sempre HB 03, 05, 07 e 09, as mais usadas, e finalizações com nanquim e diversos tipos de lapiseiras próprias para desenhos artísticos e técnicos.  O papel depende do tipo de desenho que você quer fazer, para aquarelar papeis com gramatura mais alta e textura são o ideal, tem alguns tipos de canso para isso, o vegetal é ótimo para acabamentos com nanquim e magic color, porém é possível fazer ótimos trabalhos no bom e velho sulfite. 
  • LEVANTAMENTO A PARTIR DE PLANTA BAIXA: Essa dica é bem legal pra você que quer fazer Design de Interiores, pegue alguma planta baixa de um ambiente interno como ex. uma cozinha, e levantar a perspectiva, como eu fiz nesse desenho: 
Esse foi a partir de uma planta baixa simples, e está inacabado, o ponto de fuga ficou marcado no centro, e para não fugir da realidade as medidas foram tiradas a partir de proporção, falarei mais sobre em outro post ;p

Essas foram dicas básicas, mas que ajudam a ter uma ideia de como é esse universo, e se você segui-las, vai conseguir fazer belos trabalhos. Este post vai ter continuação, com dicas de proporção e materiais específicos, então fiquem ligados!

Beijos! 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo