Museu de Arte Sacra dos Jesuítas

Olá pessoal,

O post de agora é sobre o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas de  Embu das Artes/SP.

Bom, ir em um museu todo mundo pode, ficar rodando e olhando as imagens e esculturas também, mas de nada serve se você não entende o que significa tudo aquilo!
Está é uma critica que tenho a fazer dos outros museus que visitei em São Paulo, foram pouquíssimas as vezes que tive um guia que soubesse tanto e fosse explicando cada detalhe, como foi o caso da minha visita ao Museu de Arte Sacra dos Jesuítas.
Agora posso comentar e contar um pouco da história que guarda o edifício; Já que percebi que as pessoas não dão a tal importância para algo tão grandioso, que faz parte da nossa história.

Antes de se tornar o Museu, funcionava a igreja de Nossa Senhora do Rosálio, a igreja foi criada inicialmente pelo P. Belchior de Pontes depois de 1698, com o intuito de catequizar os escravos daquela região, os mesmos eram alfabetizados, e aprendiam em oficinas ministradas pelos padres como esculpir e pintar entre outras coisas, provavelmente foram esses escravos que fizerem toda a arte do teto do altar, entre outras coisas. As casas desses escravos eram voltadas para igreja, assim como toda parte central de Embu, pode-se notar este fato até hoje.
A construção demorou cerca de 22 anos, em 1719 morre o p. Belchior antes de ver o término da igreja.  Essa demora se deu pela construção ser de taipa de pilão, uma mistura de barro, pedras, galhos e sangue de animais, os blocos de taipa são de dimensões muitos maiores que o tijolos de hoje, eles demoravam muito secar, e foi necessário fazer um por vez.
Depois de muitas idas e vindas dos jesuítas, expulsões e retomadas a igreja em 1904 é reformada, a torre é a principal mudança.
Em 1937 o poeta Mário de Andrade visita a igreja, e decide junto com o IPHAN o tombamento histórico, inclusive do acervo.
Em 1975 obras de Restauro são realizadas no teto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário pelo IPHAN.
E finalmente em 2005 a Reabertura do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas é realizada.
Viram  o que uma boa explicação faz?! Tem também as curiosidades do acervo, e outras do uso do edifício, como por exemplo a questão de se usar o altar como cemitério para algumas pessoas da época, ou o furo dentro da parede  para que o padre pudesse lavar suas mãos antes da missa, essas e e outras coisas são interessantes de ver de perto, e o valor  é super acessível, R$3,00 estudante e R$6,00 a inteira.


É proibido tirar fotos do acervo #chatiada.


E pra quem quiser saber mais do sobre a trajetória dos Jesuítas é só clicar aqui.

Bjos!

Acessibilidade Urbana

Olá,

Já parou pra pensar na questão da acessibilidade urbana? Pois bem, hoje existem normas  que tratam desse assunto, mas nem sempre foi assim, imagina só se você fosse um cadeirante ou deficiente visual, e se deparasse  com uma barreira na calçada, ou nem ter uma calçada que comporte o tamanho da sua cadeira, ou até mesmo uma calçada bem esburacada, com desníveis impossíveis de serem vencidos sem ajuda, imaginou?
Pois é, a NBR 9050 trata dessas questões, que antes de serem seguidas deixavam as cidades bem piores! É claro que nem tudo está perfeito e andando por ai encontramos várias irregularidades, porém com um conhecimento básico  de acessibilidade conseguimos perceber o que está certo  e o que está errado.
E bom, o que você pode fazer com esse conhecimento? Você pode exigir seu direito de cidadão, porque se pagamos tantos impostos precisamos no minimo conseguir andar tranquilamente nas ruas não é.
E a NBR 9050 não trata apenas de cadeirantes e deficientes, mas também de pessoas com mobilidade reduzida,  que são os idosos, mulheres gestantes, pessoas com dificuldade de se locomover por algum motivo qualquer, entre outras.
Essa inclusão é super importante para que todas as pessoas consigam ir e vir sem transtornos!

Alguns exemplos de acessibilidade:


 Sinalização Tátil de piso. 

 Dimensões corretas.
 Calçada rebaixada.

 Sinalização Visual. 

Bom esses são alguns exemplos, e quem quiser saber mais  pode dar uma olhada no arquivo da  NBR 9050 ! Lá você encontra também sobre ambientes internos. 





Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo